Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
  • 969 903 665
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como marcar uma consulta?

Para marcar uma consulta pode ligar para o 969 903 665, enviar um email para [email protected] ou preencher o formulário “marcar consulta”. Após a receção, brevemente será contactado para agendar a uma primeira consulta.

O que esperar na primeira consulta?

Na primeira vez que se dirigir ao consultório, será convidado a contar o motivo que o levou a marcar a consulta, assim como partilhar as expectativas que traz consigo. O cliente é livre para falar e contar tudo aquilo que quiser da maneira que lhe for mais confortável. Durante 50 minutos irei escutá-lo e procurar entender os motivos do seu pedido. Após ter chegado a uma conclusão, irei transmitir-lhe aquilo que considero mais adequado face a tudo aquilo partilhou. Por norma, uma única entrevista não é suficiente para permitir a compreensão do que se está a passar e o poderei propor-lhe que vá a mais uma ou duas consultas para obter a informação necessária para perceber exatamente o que é melhor para si. Após a avaliação inicial serão estabelecidos os objectivos terapêuticos assim como a regularidade das consultas. No final irei recolher alguns dados seus, nomeadamente o seu nome completo, a sua morada, os seus contactos e o seu número de contribuinte para a faturação do serviço prestado.

Aquilo que disser numa consulta será confidencial?

Sim. Tudo aquilo que disser a um psicólogo numa sessão é estritamente confidencial. O psicólogo estará eticamente obrigado a manter em rigoroso sigilo tudo aquilo que lhe disser. Apenas poderá revelar alguma das coisas que lhe disse a outras pessoas a seu pedido ou em total concordância consigo. A minha prática clínica rege-se pelos princípios éticos e deontológicos estabelecidos no Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.

O que é Psicoterapia?

A Psicoterapia é uma relação única que dura por um período de tempo definido, e que é delimitada por consultas regulares no mesmo horário e localização. Tem como objetivo identificar e explorar padrões prejudiciais e repetitivos que consciente ou inconscientemente determinam a forma de nos relacionarmos.

O que é o contrato terapêutico?

O contrato terapêutico é o acordo que o paciente e o psicólogo fazem relativamente ao processo psicoterapêutico. Inclui o número de sessões por semana, o preço por sessão, o horário estabelecido e as normas relativas às faltas e interrupções das sessões. Uma vez estabelecido o contrato terapêutico deve ser escrupulosamente cumprido tanto pelo psicólogo como pelo paciente.

Porque é que a psicoterapia pode demorar algum tempo?

A psicoterapia pode demorar algum tempo porque a mente humana não muda rapidamente. Todos nós nos habituamos a ver a vida de uma determinada forma e a sentir determinadas emoções como boas ou más. Os padrões base da personalidade estão alicerçados nas nossas experiências de vida e promover a modificação desses padrões é algo que pode demorar algum tempo, variando de pessoa para pessoa.

Podemos pensar a psicoterapia como sendo um espaço de reflexão e um investimento em si e no seu equilíbrio mental. Tendo em consideração que os resultados alcançados após o processo terapêutico que são estáveis e duradouros, o tempo necessário para atingir essa mudança é compensador e benéfico a longo prazo.

Quantas consultas são necessárias para resolver o meu problema?

À partida não é possível determinar um número exato de sessões. Isso depende da problemática em causa, a variedade e complexidade das queixas apresentadas; da motivação para o tratamento e da qualidade da relação terapêutica estabelecida.

O que devo fazer se não puder ir a uma sessão que já estava marcada?

Se não puder ir a uma consulta que já estava marcada deve avisar-me assim que possível. Caso consiga irei ser propor-lhe uma outra hora e dia para repor a sessão em falta e na impossibilidade de se encontrar um horário alternativo, a consulta não será realizada e será cobrado o valor da mesma.

Qual é a política de gestão de faltas do Consultório?

Nas nossas consultas, as faltas com pré-aviso de 24 horas não são cobradas.

Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?

Os psicólogos clínicos são profissionais com formação superior em Psicologia e utilizam a psicoterapia como método de tratamento. Os psicólogos entendem os problemas psicológicos enquanto consequências de experiências vivenciais ou relacionais, relacionadas com a forma como a pessoa foi desenvolvendo a sua maneira de lidar consigo e com os outros.

Os psiquiatras, são médicos que possuem uma formação superior em Medicina e abordam as perturbações mentais considerando-as fruto de alterações bioquímicas cerebrais, pelo que prescrevem medicamentos como forma de tratar o paciente a repor o seu equilíbrio químico.

Frequentemente, psicólogos e psiquiatras e trabalham em parceria. Os psiquiatras medicam o paciente e garantem que do ponto de vista bioquímico a pessoa fica equilibrada e o psicólogo ajuda o paciente a pensar na sua vida e em si próprio tentando modificar a maneira como a pessoa lida com a realidade que vive.

Numa consulta de psicologia são receitados medicamentos?

Numa consulta de psicologia nunca são receitados medicamentos. Se a pessoa pretende ser medicada deverá consultar o seu médico de família ou um psiquiatra.