Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
  • 969 903 665

Depressão

A Depressão é uma palavra que pode ter diversos significados pois, além de se referir à psicopatologia pode ser usada como sinónimo de luto, tristeza, decepção ou outros estados emocionais que fazem parte da vida de todas as pessoas. É uma experiência séria e debilitante que afeta significativamente a qualidade de vida.

As experiências de depressivas podem variar de casos leves a mais graves. Se está deprimido, pode sentir-se preso na sua tristeza, sendo difícil fazer atividades normais do dia-a-dia, com pouco ou nenhum interesse na vida. Perde-se o prazer de fazer aquilo que antes se gostava e por vezes chega-se a pensar que os outros ficariam melhor sem si. Em casos extremos, o sentimento de incapacidade é tão intenso que sair da cama, vestir-se ou ir para o trabalho não é possível.

Portugal é o país europeu com maior taxa de depressão e o segundo do mundo estando presente num quarto da população. Para muitas pessoas, a estar deprimido é o seu humor habitual. Por isso, pode ser difícil reconhecê-la nos outros. Como as pessoas com depressão muitas vezes se sentem pouco interessantes ou sem valor, elas tendem a manter os seus problemas para si, preferindo não "pesar" os outros com os seus problemas. As pessoas com depressão muitas vezes sofrem em silêncio, sem saber que a ajuda está disponível.

Se está deprimido, não precisa de continuar a sofrer, acima de tudo não precisa de sofrer sozinho. Saia do escuro e procure ajuda, permita-se dar a si mesmo uma oportunidade de viver um futuro mais gratificante.

Se gostaria de falar sobre Depressão, pode sempre ter um esclarecimento inicial através do 969 903 665 ou enviar um e-mail para [email protected]. É gratuito e terá a oportunidade de colocar as suas questões e perceber se a Psicoterapia é indicada para si.

Sintomas Depressão

Tristeza durante a maior parte do tempo.

Perda de interesse e prazer em quase todas as atividades.

Alteração do apetite com perda ou ganho excessivo de peso

Falta de concentração

Sonolência excessiva ou insónias

Fadiga ou perda de energia

Sentimentos de culpa

Diminuição da autoestima

Dificuldade em tomar decisões

Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio

Temas Relacionados:

O Cão Preto - Depressão