A Depressão é uma palavra que pode ter diversos significados pois, além de se referir à psicopatologia pode ser usada como sinónimo de luto, tristeza, decepção ou outros estados emocionais que fazem parte da vida de todas as pessoas. É uma experiência séria e debilitante que afeta significativamente a qualidade de vida.
As experiências de depressivas podem variar de casos leves a mais graves. Se está deprimido, pode sentir-se preso na sua tristeza, sendo difícil fazer atividades normais do dia-a-dia, com pouco ou nenhum interesse na vida. Perde-se o prazer de fazer aquilo que antes se gostava e por vezes chega-se a pensar que os outros ficariam melhor sem si. Em casos extremos, o sentimento de incapacidade é tão intenso que sair da cama, vestir-se ou ir para o trabalho não é possível.
Portugal é o país europeu com maior taxa de depressão e o segundo do mundo estando presente num quarto da população. Para muitas pessoas, a estar deprimido é o seu humor habitual. Por isso, pode ser difícil reconhecê-la nos outros. Como as pessoas com depressão muitas vezes se sentem pouco interessantes ou sem valor, elas tendem a manter os seus problemas para si, preferindo não "pesar" os outros com os seus problemas. As pessoas com depressão muitas vezes sofrem em silêncio, sem saber que a ajuda está disponível.
Se está deprimido, não precisa de continuar a sofrer, acima de tudo não precisa de sofrer sozinho. Saia do escuro e procure ajuda, permita-se dar a si mesmo uma oportunidade de viver um futuro mais gratificante.
Se gostaria de falar sobre Depressão, pode sempre ter um esclarecimento inicial através do 969 903 665 ou enviar um e-mail para [email protected]. É gratuito e terá a oportunidade de colocar as suas questões e perceber se a Psicoterapia é indicada para si.