Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
  • 969 903 665

Depressão Jovens

A depressão na adolescência não consiste apenas em maus humores e melancolia ocasional. É necessário distinguir um estado natural de tristeza e um estado de humor depressivo. A tristeza, apesar de não ser uma emoção agradável e nos causar sofrimento, tem uma função de alerta, de alertar que algo não está bem e que existe a necessidade de darmos atenção ao que estamos a sentir. A depressão pode desencadear desinteresse e baixo rendimento escolar, assim como irritação e envolvimento em conflitos.

Ao contrário dos adultos, que têm a capacidade de procurar ajuda sozinhos, os adolescentes dependem dos pais, professores ou outros adultos para se aperceberem do seu sofrimento e para o encaminhar para um tratamento. Portanto, se tiver um adolescente presente na sua vida, é importante que saiba o que é uma depressão na adolescência e como detectar os sinais de alarme.

Se tem algum amigo ou familiar que pode estar deprimido, pode sempre ter um esclarecimento inicial através do 969 903 665 ou enviar um e-mail para [email protected]. É gratuito e terá a oportunidade de colocar as suas questões e perceber se a Psicoterapia será indicada.

Sintomas Depressão nos Jovens

Apatia

Autoestima muito reduzida

Desistência das atividades extra-curriculares

Dificuldade de concentração

Perda ou ganho de peso repentinos

Dificuldade em lidar com a autoridade em família e na escola

Tristeza constante sem razão aparente

Extrema irritabilidade, raiva e ansiedade

Mal-estar físico recorrente

Extrema sensibilidade perante uma possível falha ou rejeição

Insónias

Baixo rendimento escolar